TDAH: será que meu filho sofre desse transtorno?
- Coerence
- Mar 27
- 2 min read
Updated: Apr 6

A falta de concentração ou cansaço constante do seu filho tem chamado a sua atenção seja na execução das tarefas escolares como nas suas atividades diárias? Além disso, você percebe que essa desatenção está associada também à hiperatividade e à impulsividade?
Se a sua resposta foi sim, mas você ainda não possui um diagnóstico clínico, pode ser que sim, que o seu filho tenha o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Sobre o TDAH
Conforme a Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde, 2024), o TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade, surgindo na infância e podendo acompanhar o indivíduo por toda a vida. Estima-se que o TDAH afete de 5% a 15% das crianças em idade escolar.
Como o Neurofeedback pode ajudar o seu filho
A terapia de Neurofeedback aplicada ao TDAH é capaz de promover uma melhora significativa nos sintomas e na qualidade de vida do paciente.
Conforme estudos e casos clínicos, observou-se diminuição da impulsividade, melhora significativa na atenção, na concentração e na capacidade dos pacientes de memorizar informações, além de promover uma maior estabilidade emocional, melhorias na qualidade de sono e um aumento significativo da performance acadêmica.
E como funciona o neurofeedback?
Eletrodos são colocados no couro cabeludo e lóbulos das orelhas, enquanto, confortavelmente em uma cadeira, você ouve uma música, assiste uma imagem fractal que nunca se repete, um filme ou joga um game.
O equipamento mede, em tempo real, informações instantâneas sobre as suas ondas cerebrais (atividade neural do sistema nervoso) e o alimenta de volta para o cérebro através de pequenas pausas na música ou filme. Essas interrupções são sinais que permitirão o seu cérebro entender o que está fazendo para poder se autocorrigir de uma forma mais natural, relaxada e eficaz.
Após uma sessão de 60 minutos, você provavelmente vai se sentir revigorado, relaxado e em um estado superior de alerta mental e fluxo.
Quer saber mais sobre como o Neurofeedback pode ajudar no TDAH? Envie-nos uma mensagem, clicando no botão abaixo.
Comments