Como Neurofeedback pode ajudar crianças com TOD: Transtorno Opositor Desafiador
- Coerence
- Mar 25
- 2 min read

Que o neurofeedback é uma terapia inovadora você já sabe. Mas você sabia que a técnica pode ser benéfica também para crianças com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)?
Já falamos sobre o TOD neste post, que pode esclarecer algumas de suas dúvidas. E logo mais abaixo você vai descobrir alguns benefícios do tratamento com Neurofeedback nesse transtorno. Leia até o final!
Benefícios do Neurofeedback para Crianças com TOD
Regulação Emocional
Crianças com TOD, muitas vezes, têm dificuldades em controlar emoções e podem se beneficiar do neurofeedback, que ajuda a melhorar a autorregulação emocional ao ensinar o cérebro a funcionar de maneira mais equilibrada.
Melhoria do Comportamento
A terapia pode reduzir comportamentos desafiadores e impulsivos ao longo do tempo, pois as crianças aprendem a controlar suas respostas cerebrais a estímulos externos.
Atenção e Concentração
Neurofeedback pode melhorar habilidades de atenção, ajudando as crianças a se concentrar melhor em tarefas escolares ou outras atividades cotidianas.
Redução do Estresse e Ansiedade
O processo de aprendizagem de como modular a atividade cerebral pode ajudar a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, frequentemente elevados em crianças com TOD.
Considerações Finais sobre o Neurofeedback no tratamento do transtorno opositor desafiador

É importante salientarmos que, apesar dos seus benefícios potenciais, o neurofeedback não substitui a necessidade de uma abordagem de tratamento abrangente que inclua orientação comportamental, terapia familiar e escolar, e, em alguns casos, medicação.
Esta abordagem pode ser valiosa em combinação com outras intervenções para ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais e emocionais de maneira mais eficaz.
Gostou desse post? Compartilhe com alguém que poderá se beneficiar com ele. Se ficou alguma dúvida, clique no botão abaixo.
Comments